top of page
Buscar
Foto do escritorLucas Rosmaninho

N-health


Paulo tem uma vida muito agitada. Ele trabalha em dois escritórios de advocacia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o que faz com que realize grandes deslocamentos semanais, que demandam muito de seu tempo. Além disso, Paulo é casado e tem filhos, aos quais dedica o tempo que lhe sobra. Mas Paulo tinha um grande problema, deixava a saúde de lado. Essa rotina desregrada culminou no dia em que ele começou a sentir fortes dores no peito e foi parar no hospital, era um infarto, resultado de anos de consumo de “fastfood” e comida gordurosa sem a prática de exercícios físicos ou qualquer visita ao médico. Dessa vez Paulo deu sorte, conseguiu ser atendido a tempo.


Paulo é um perfeito workaholic, se dedica demais ao trabalho, mas não cuida de si.

Ao ser atendido pelo médico, Paulo foi orientado a mudar drasticamente alguns hábitos de vida e retornar regularmente ao consultório. Mas o médico, que entende a correria que é a vida de seu paciente, lhe apresentou o mais recente serviço de monitoramento de saúde, o N-Health.


N-Health se torna uma opção para os médicos interagirem com o diagnóstico do paciente à distancia.

N-Health é um serviço que possibilita o implante e controle de nanorobôs no corpo. Os nanorobôs distribuídos são capazes de monitorar a atividade dos sistemas do corpo, nadar na corrente sanguínea em busca de patógenos e de gordura que possa entupir veias, além de poder mapear a quantidade de células do sangue e encontrar células cancerígenas. N-Health oferece notificações em tempo real ao usuário e ao seu respectivo médico da situação da saúde, servindo como método preventivo, e, em caso de problema já diagnosticado, servindo como método de tratamento e acompanhamento médico. Em casos de doenças crônicas, ou que necessitem de medicação frequente, será possível transportar medicações em tempo programado.


Agora Paulo poderá cuidar da saúde enquanto aguarda no saguão do aeroporto ou também poderá receber atualizações enquanto se locomove de táxi.


O usuário poderá consultar seu diagnóstico entre reuniões de trabalho.

Com uma interface capaz de mediar o contato entre uma pessoa e seus médicos, será possível revolucionar o que chamamos de ida ao médico. O dispositivo instalado no corpo fará as análises em tempo real da situação do corpo e notificará ao usuário, dizendo o que precisará fazer a respeito. O usuário terá a opção de contactar um médico e enviar os dados através da própria plataforma, caso seja necessário, poderá agendar uma visita ou exame mais aprofundado. Caso seja algo mais simples, o médico dirá o que fazer ou receitará algum remédio, cuja dosagem poderá ser acompanhada. O serviço poderá ter integração com um gerenciador pessoal como agenda, aplicativos de monitoramento de prática de exercícios, etc.


Os dispositivos se comunicam com o aplicativo, alimentando o banco de dados do usuário.

Principais funções viáveis para esses nanorobôs:


Locomoção via sangue;

Cirurgias Pequenas e não invasivas;

Transporte de medicamentos;

Monitoramento do organismo;

Remoção de bactérias e substâncias nocivas;

Desobstrução de artérias;

Destruição de células cancerígenas;


O serviço possibilita aos usuários, o monitoramento do seu corpo através de nanorobôs. O serviço permite o controle e a manutenção destes por uma interface. Nele é possível medir as funções básicas do corpo e saber como está a saúde. Os nanorobôs podem enviar medicamentos para diferentes partes do corpo, executar operações delicadas sem ser muito invasivo e sem dor, destruir células cancerígenas e até mesmo em casos muito específicos, substituir células.


O os nanorobôs podem ser controlados por um médico especializado em microcirurgia.

Funções do aplicativo do médico:


O médico pode monitorar a saúde dos pacientes, notificá-los, trocar mensagens, agendar visitas e em caso de cirurgias ou intervenções, realizá-las, caso seja autorizado.


Funções do aplicativo do paciente:


Monitoramento em tempo real, notificações sobre o estado de saúde e o que é necessário fazer a respeito, configuração da aplicação de medicamentos, chat com o médico, além de marcação de consultas e de cirurgias.



Referências:


In-Vivo Networking: Powering and Communicating with Tiny Battery-Free Devices Inside the Body. MIT Media Lab. Disponível em: <https://www.media.mit.edu/projects/ivn-in-vivo-networking/overview/>.


Enabling Deep-Tissue Networking for Miniature Medical Devices. MIT Media Lab. Disponível em: < http://www.mit.edu/~fadel/papers/IVN-paper.pdf >.


Nanorrobôs que imitam células humanas eliminam bactérias e toxinas do sangue. Scientific American Brasil. Disponível em: < https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/nanorrobos_que_imitam_celulas_humanas_eliminam_bacterias_e_toxinas_do_sangue.htmlhttp://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print >.


Médicos microscópicos. Revista Galileu. Disponível em: <

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/0,3916,868647-1940-1,00.html >.


Nanorrobôs de DNA são usados para matar tumores canceroso. O Tempo. Disponível em: < https://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/nanorrob%C3%B4s-de-dna-s%C3%A3o-usados-para-matar-tumores-cancerosos-1.1574296 >.


Cientistas criam ‘nanorrobôs nadadores’ que transportam remédio pelo sangue. Tecmundo. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/nanotecnologia/81876-cientistas-criam-nanorobos-nadadores-transportam-remedio-sangue.htm >.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page