O Google Tilt Brush é uma aplicação que a empresa Google lançou em abril de 2016 para as tecnologias mais modernas de Realidade Virtual como o Oculus Rift e o HTC Vive.
Ele consiste em um jogo que permite que o usuário pinte e desenhe em 3D num ambiente de VR, permitindo que o jogador solte sua imaginação.
O Tilt Brush chama atenção por colocar em um meio de ambiente virtual uma interação grande por meio da arte. Nele através de um menu simples localizado em uma das mãos você pode escolher suas ferramentas e cores para sua criação, enquanto a outra mão pinta.
Por levar o ambiente artístico pro VR ele permite opções que só são possíveis no digital. Além de permitir escolher uma grande gama de brushes ao usuário ele também permite que se desenhe com meios não muito habituais, como luzes, estrelas e fogo.
Também é interessante ressaltar o potencial do Google Tilt Brush em áreas criativas que envolvam a tridimensionalidade como o Design de Moda, a Arquitetura e o Design de Produto, permitindo a criação de sketch em 3D que exploram bastante as formas.
O funcionamento básico dessa tecnologia cosiste na comunicação dos controles manuais, semelhantes à tecnologia do PlayStation Move, com o visor, que capta os movimentos e projeta imagens levemente diferentes em cada olho criando a sensação de profundidade. Essa sincronização é feita através de um acelerômetro, um giroscópio e uma bússola que detecta o movimento da cabeça.
O Tilt Brush em geral possui um funcionamento bastante bom para as tecnologias que temos hoje em dia e sua usabilidade e interfaces são bem condizentes com a sua proposta, porém ele não deveria parar por aí. O app é muito vendido como sendo um jogo, mas a criação é muito unilateral, o que faz com que seu uso seja mais difícil por pessoas que não tem o costume de desenhar o possuem algum bloqueio criativo e se deparam com o canvas em branco.
Algumas mudanças que eles poderiam tentar acrescentar ao jogo seriam tentar achar um meio que permita que jogadores diferentes possam se conectar online para criar algo juntos simultaneamente. Para a parte do bloqueio criativo seria interessante que o app permitisse alguns cenários de criação pré-definidos e alguma opção de formas randômicas, dando aos menos criativos um ponto de partida. Uma coisa que para mim eles deviam continuar explorando são as ferramentas que não só fazem desenho como também reagem a ele, o Tilt Brush ja possui por exemplo um Brush que reage as ondas sonoras, e acho que esses são caminhos que tornam a interação ainda mais divertida.
댓글